top of page
Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

O que irregularidades no ciclo menstrual, humor alterado, perda de libido e insônia tem em comum?

Atualizado: 22 de nov. de 2022


Você sabia que a progesterona baixa pode desencadear uma série de sintomas como irregularidades no ciclo menstrual, provocar alterações no humor, perda de libido e desencadear a insônia. Embora o principal papel da progesterona seja preparar o organismo feminino para a gestação, ela desempenha importantes papéis na saúde da mulher.


Mulheres no fim da sua idade reprodutiva devido a redução dos níveis hormonais apresentam manifestações de sintomas frequentes e a reposição hormonal pode ser um grande aliado no combate destes sintomas. Além de acometer mulheres no climatério, a produção deficiente de progesterona pode estar presente em outras fases da vida e impactam diretamente na qualidade de vida feminina.


A produção deficiente de progesterona demonstrou ser a primeira causa da deficiência da fase lútea. A fase lútea é a terceira etapa do ciclo menstrual da mulher, que começa logo após a ovulação e vai até o dia anterior da próxima menstruação. O desenvolvimento dessa fase varia se o óvulo for fecundado ou não, A deficiência desta fase é um dos fatores responsáveis pela infertilidade e perda precoce da gravidez.


A progesterona foi confirmada como o melhor e mais seguro método de fornecer suporte para a fase lútea na tecnologia de reprodução assistida. A progesterona fornece proteção endometrial adequada e é sugerida como o progestágeno ideal na terapia hormonal da menopausa em termos de efeitos cardiovasculares, tromboembolismo venoso, provavelmente acidente vascular cerebral e até mesmo risco de câncer de mama. Os efeitos neuroprotetores da progesterona também foram demonstrados em vários modelos experimentais, incluindo acidente vascular cerebral isquêmico e doença de Alzheimer.


Referências:

SALES, Patrícia; HALPERN, Alfredo; CERCATO, Cintia. O essencial em endocrinologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018

Piette P. The history of natural progesterone, the never-ending story. Climacteric. 2018;21(4):308-314. doi:10.1080/13697137.2018.1462792

Comments


bottom of page