A ingestão de bebida alcoólica faz parte do hábito de muitas pessoas e o que muitas não sabem, é que essa ingestão pode levar a deficiências nutricionais, principalmente a deficiência de vitaminas do complexo B.
Essa deficiência de vitaminas do complexo B, pode ocorrer principalmente por 4 motivos:
Má alimentação: associada a escolhas alimentares inadequadas e pobres em nutrientes, principalmente as vitaminas do complexo B.
Má absorção intestinal: a presença do álcool no intestino altera a digestão e absorção de nutrientes, incluindo a absorção das vitaminas do complexo B.
Alteração metabólica: o álcool pode levar ao hipercatabolismo, e assim, aumentar o estresse oxidativo e o aumento da excreção urinária de micronutrientes.
Alteração hepática: o álcool é metabolizado no fígado e para essa metabolização acontecer, é necessário a presença de nutrientes, inclusive as vitaminas do complexo B. Além disso, uma parte do metabolismo dessas vitaminas é feito no fígado e com a ingestão de álcool também pode acontecer um prejuízo nesse metabolismo.
Qual a importância das vitaminas do complexo B?
As vitaminas do complexo B são formadas pelas vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12. Todas são hidrossolúveis e atuam como precursoras de processos metabólicos. Cada uma desempenha funções essenciais no nosso corpo como: geração de energia, saúde da pele e dos cabelos, sistema imune, produção de hormônios e neurotransmissores, participam da síntese de DNA, função cerebral e hepática, dentre outras funções.
A maioria delas são encontradas nos mesmos alimentos e cada uma desempenha funções essenciais no nosso organismo, relacionadas à energia, saúde da pele e dos cabelos, sistema imunológico, sistema nervoso e o desenvolvimento de bebês mais saudáveis. Além disso, participam da síntese de DNA, da manutenção da função cerebral, proteção do fígado, dentre outras funções.
A maioria delas podem ser encontradas nos mesmos alimentos: grãos integrais, aveia, ovo, feijões, carne vermelha, vegetais verdes escuros, castanhas, leguminosas, laticínios, frutas e legumes, etc.
Como minimizar os impactos da ingestão alcoólica:
A principal estratégia para minimizar os prejuízos da ingestão alcoólica, principalmente relacionada a deficiência de vitaminas do complexo B, é controlar a quantidade ingerida. Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada e com as fontes alimentares dessas vitaminas. Pode ser interessante também considerar a suplementação de vitaminas do complexo B com indicação médica.
Referências:
Maio, R., Dichi, J.B. & Burini, R.C. (2000) Implicações do alcoolismo e da doença hepática crônica sobre o metabolismo de micronutrientes. Arquivos de Gastroenterologia, 37 (2), 120- 124
Comentários