top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

A metformina pode ajudar na perda de peso?

Atualizado: 21 de nov. de 2022


Inicialmente, é importante salientar que a metformina é um medicamento que auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo utilizado, principalmente, como um antidiabético de uso oral para o tratamento do diabetes tipo 2 e para o tratamento do diabetes tipo 1 em complementação à insulinoterapia, assim como, para a síndrome do ovário policístico. Ademais, quando associamos o uso da metformina com a perda de peso, podemos dizer que, em estudos clínicos, esse medicamento foi associado a uma estabilização e modesta perda de peso corporal.


Mecanismo de ação da metformina

De forma geral, quando falamos do mecanismo de ação da metformina em pessoas com diabetes, nos referimos a forma que este medicamento ajuda a baixar os níveis de glicose sanguínea. Como observado no estudo Diabetes Prevention Study, que examinou os impactos preventivos da metformina nos parâmetros metabólicos em indivíduos com alto risco de diabetes mellitus tipo 2, o qual mostrou uma redução de 31% da incidência da diabetes em 3 anos. Outrossim, a literatura também mostra que no acompanhamento dos pacientes que foram randomizados para o uso da metformina, foi possível constatar uma perda de peso média de 2,1 kg. Essa mudança no peso corporal, foi observada principalmente para aqueles que tiveram uma maior adesão ao tratamento, no qual essa perda persistiu ao longo de 10 anos para o grupo em questão.


Adicionado a isso, a circunferência da cintura também foi impactada nesses pacientes. Para mais, quando falamos da metformina relacionada com a perda de peso como desfecho primário em pacientes sem diabetes, geralmente, não foram encontradas reduções significativas de peso, embora tenham sido feitas com amostras pequenas e de curta duração.


Nesse contexto, a metformina pode estar relacionada a uma redução de peso, pois relaciona-se com alguns mecanismos do organismo. Em vista disso, as evidências existentes no momento sugerem que a mudança de peso associada à metformina se dá devido a diminuição da ingestão calórica em contraste com os aumentos no gasto energético. Ou seja, a metformina parece afetar a regulação do apetite direta e indiretamente por conta dos seus efeitos colaterais gastrointestinais.


Uso da metformina

Além de tudo, alguns dados da literatura apontam o uso da metformina para a prevenção do ganho de peso no processo de algumas doenças, como pelo ganho de peso induzido por medicamentos no tratamento de psicose e transtornos de humor. Logo, em pesquisas que associaram o uso da metformina juntamente aos antipsicóticos atípicos, mostraram uma redução significativa no IMC e na resistência à insulina, mas não no açúcar no sangue em jejum.


Por fim, apesar desses e outros achados sobre a associação da metformina e perda de peso, devido aos efeitos modestos e inconsistentes, esta medicação não é utilizada como um agente para este fim. No entanto, o uso da metformina como agente único para a perda de peso permanece em off-label, ou seja, quando o medicamento é utilizado de forma diferente do aprovado em bula. Dessa forma, a metformina é utilizada nesses casos apenas quando os pacientes se encontram com alto risco de complicações metabólicas e que não aceitam outras intervenções.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


YEREVANIAN, A.; SOUKAS, A.A. Metformin: Mechanisms in Human Obesity and Weight Loss. Current Obesity Reports, 2019. doi:10.1007/s13679-019-00335-3.

Comments


bottom of page