Durante o ciclo menstrual, as flutuações dos hormônios estrogênio e progesterona podem causar algumas alterações metabólicas, ocasionando variações no peso corporal devido à retenção de líquidos. No período conhecido como TPM, muitas mulheres relatam aumento de apetite e desejo por certos alimentos, principalmente doces e alimentos encontrados em fast foods, podendo acarretar um aumento significativo da ingestão energética nesses dias e, consequentemente, prejudicar o processo de emagrecimento.
Ciclo menstrual, peso e a composição corporal
O peso e a composição corporal das mulheres são significativamente influenciados pelos hormônios esteróides sexuais femininos. Os níveis desses hormônios flutuam de forma definida ao longo do ciclo menstrual e interagem para modular a homeostase energética Assim, Na fase lútea do ciclo menstrual, parece que a ingestão e o gasto energético das mulheres estão aumentados e elas experimentam desejos mais frequentes por alimentos, particularmente aqueles ricos em carboidratos e gorduras, do que durante a fase folicular. Isso sugere que o potencial da fisiologia subjacente relacionada a cada fase do ciclo menstrual pode valer a pena ser considerado como um elemento em estratégias para otimizar a perda de peso.
Ainda, um estilo de vida saudável contribui muito com a redução dos sintomas. É fundamental que a mulher pratique exercícios físicos, beba a quantidade adequada de água ao longo do dia, e consuma todos os grupos alimentares, principalmente o feijão e outras leguminosas, castanhas e sementes, alimentos fontes de fibras e frutas, legumes e verduras. Trocar os alimentos industrializados e ultraprocessados pelos in natura, irá evitar ganhos excessivos de peso nessa fase, visto que os naturais não causam picos de insulina exacerbados e consequente retenção de sódio e água.
Porém, não existe uma fórmula que funcione para todas as mulheres, visto que o ciclo menstrual afeta cada mulher de uma maneira diferente. O acompanhamento feito por profissionais da saúde se torna bastante importante, principalmente se a qualidade de vida da mulher fica muito prejudicada no período pré-menstrual.
Os exames bioquímicos são capazes de avaliar a função hormonal e detectar possíveis desbalanços metabólicos e carências nutricionais. Além disso, profissionais da saúde, como médico endocrinologista e nutricionista, podem acompanhar a paciente e adequar estratégias individuais para cada período do ciclo, facilitando a adesão da mulher ao planejamento e tornando o emagrecimento uma realidade. Por fim, estudos estão avaliando o resultado da perda de peso da adequação das recomendações dietéticas e o grau de restrição energética para cada fase menstrual ao longo de um programa de controle de peso, como estratégia de emagrecimento.
Referência:
Davidsen L, Vistisen B, Astrup A. Impact of the menstrual cycle on determinants of energy balance: a putative role in weight loss attempts. Int J Obes (Lond). 2007 Dec;31(12):1777-85. doi: 10.1038/sj.ijo.0803699. Epub 2007 Aug 7. PMID: 17684511.
Comentários