top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Tipos de estrogênios e ação no corpo feminino

Atualizado: 22 de nov. de 2022


Os estrógenos são responsáveis pelas características físicas e reprodução feminina. Eles são sintetizados a partir do colesterol e correspondem a um dos dois principais grupos de hormônios sexuais que as mulheres possuem. Eles estão presentes principalmente após a menarca, onde ocorre o início dos ciclos menstruais até a menopausa, onde os períodos menstruais cessam após o término da idade reprodutiva.


Os ovários são a principal fonte de estrógenos e suas funções envolvem o desenvolvimento das características sexuais femininas, estímulo do crescimento e revestimento interno do útero (endométrio) durante o ciclo menstrual, melhoram a lubrificação, reduzem a reabsorção, aumentam a formação óssea, além de auxiliar na síntese de proteína, aumentando a síntese hepática de proteínas de ligação.


Embora seja conhecido como um hormônio feminino, o estrogênio também desempenha papel importante na saúde dos homens e é produzido em pequenas quantidades pelos testículos apresentando funções importantes na produção de espermatozóides, além de contribuir para a saúde cardiovascular e óssea.


O desequilíbrio do estrógeno tanto no corpo da mulher quanto no homem pode provocar manifestações clínicas. O estrógeno alto nas mulheres pode desencadear a dificuldade para engravidar, aumento no ganho de peso e irregularidade no ciclo menstrual, já nos homens está associado com a disfunção erétil e ginecomastia (crescimento das mamas). Já a redução deste hormônio pode estar associada com a menopausa precoce nas mulheres e o hipogonadismo nos homens.


O corpo produz 4 tipos principais de estrógenos, sendo assim cada um destes 4 tipos desempenham funções específicas nas diferentes fases da vida:


  • Estrona (E1) : Produzida principalmente pelas células adiposas, mas também nos ovários e na placenta. Ele é o principal hormônio circulante após a menopausa.

  • Estradiol (E2): Este é o tipo mais ativo de estrógeno e está envolvido com ciclo menstrual e se liga muito fortemente aos receptores de estrogênio.

  • Estriol (E3): É um subproduto escasso do metabolismo da estrona e é produzido pela placenta na gravidez, ele auxilia no aumento do útero e prepara o corpo para o parto.

  • Estetrol (E4): Só é produzido durante a gravidez, por meio do fígado do feto.


Referências bibliográficas:

Fox, Stuart Ira. Fisiología Humana. 13a. ed. --. México D.F.: McGraw-Hill, 2014.

A HESS, Rex; COOKE, Paul s. Estrogen in the male: a historical perspective⠠. Biology Of Reproduction, [S.L.], v. 99, n. 1, p. 27-44, 9 fev. 2018. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1093/biolre/ioy043.


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page