O excesso de peso e obesidade é um problema de saúde global que afeta milhões de pessoas em diferentes faixas etárias e regiões. Está associado com o desenvolvimento do diabete tipo 2, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares e até certos tipos de câncer. Estratégias para mudança no estilo de vida devem ser usadas pensando na redução do peso.
Além disso, pensando nos desafios da obesidade, em alguns casos, pode ser necessário o uso de outras estratégias, como o uso da Semaglutina ou Liraglutina, para auxiliar na mudança de hábitos e perda de peso! Eles pertencem à classe de medicamentos chamados agonistas do receptor do GLP-1.
Entre as ações desses medicamentos podemos destacar: retardam o esvaziamento gástrico, o que significa que os alimentos são digeridos mais lentamente, o que aumenta a saciedade e ajuda a manter níveis mais estáveis de glicose após as refeições; atuam no cérebro para reduzir o apetite, sinalizam a sensação de saciedade, contribuindo para a redução da ingestão calórica; estimulam a secreção de insulina pelas células beta no pâncreas e podem melhorar a sensibilidade à insulina nos tecidos periféricos.
Embora compartilhem mecanismos de ação similares, eles apresentam algumas diferenças:
Duração da ação: A principal diferença que podemos citar entre os medicamentos é o tempo de duração. A Semaglutida possui duração da ação mais longa, sendo geralmente administrada uma vez por semana. Já Liraglutina tem uma duração na ação mais curta, precisando ser administrada uma vez ao dia.
Nomes comerciais: Os nomes comerciais também são diferentes. Semaglutida tem o nome comercial de Ozempic. A Liraglutina tem o nome comercial de Victosa.
Muitas pessoas pensam que por haver diferença no tempo de administração, eles apresentam efeitos colaterais diferentes, porém, eles podem apresentar os mesmos efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.
A escolha entre Semaglutina e Liraglutina é uma decisão médica, que leva em consideração a individualidade e necessidade do paciente. Por isso, nunca se medique sem acompanhamento médico, isso faz toda diferença para o sucesso do seu emagrecimento e melhora da sua saúde.
Referência bibliográfica e indicação de leitura:
Patrick M O'Neil, Andreas L Birkenfeld, Barbara McGowan, Ofri Mosenzon, Sue D Pedersen, Sean Wharton, Charlotte Giwercman Carson, Cecilie Heerdegen Jepsen, Maria Kabisch, John
P H Wilding. Efficacy and safety of semaglutide compared with liraglutide and placebo for weight loss in patients with obesity: a randomised, double-blind, placebo and active controlled, dose-ranging, phase 2 trial. The Lancet. 392 Issue 10148 (August 2018): 637
Comentarios