top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Quais os cuidados com o uso da Oxandrolona?

A oxandrolona é um esteróide anabolizante sintético, conhecida por suas propriedades anabolizantes, ou seja, ela tem a capacidade de aumentar o crescimento, desenvolvimento muscular e prevenir a sua perda. Inicialmente ela foi desenvolvida para tratar condições de saúde específicas como queimaduras graves, pacientes com baixa produção hormonal e catabolismo muscular. 


A oxandrolona, pelas suas funções anabólicas, vem sendo bastante utilizada também no meio esportivo e de musculação, para aumentar performance, força e melhorar a estética corporal. Porém, muitas dessas pessoas acabam utilizando a oxandrolona sem indicação e acompanhamento médico, o que pode levá-las a terem vários efeitos colaterais e riscos à saúde no seu uso.     


Efeitos colaterais e riscos à saúde do uso da oxandrolona sem indicação médica:  

       

São inúmeros os efeitos colaterais e os riscos à saúde do uso da oxandrolona sem indicação médica e em altas doses. 

  • Hepatotoxidade: alteração da função hepática, em casos mais extremos tumores e falência hepática;  

  • Queda de cabelo, acne e calvície precoce; 

  • Risco cardiovascular: aumento do colesterol LDL, diminuição do HDL, elevação da pressão arterial, risco maior de infarto; 

  • Supressão da produção normal da testosterona

  • Nos homens: atrofia dos testículos, diminuição da produção de espermatozoides e disfunção secual; 

  • Nas mulheres: aumento do tamanho do clitóris, irregularidade menstrual, infertilidade, redução do volume das mamas, engrossamento da voz e aumento de pelos. 


Os cuidados no uso da oxandrolona: 


A oxandrolona deve ser utilizada com indicação e acompanhamento médico. O uso sem o acompanhamento médico apresenta vários riscos, como explicado anteriormente. É importante também que seja usada a prescrição indicada pelo médico, sempre respeitando a dosagem e o tempo de tratamento. Outro cuidado importante, é o monitoramento dos exames, principalmente aqueles que monitoram a função hepática e o perfil lipídico. 


O monitoramento dos efeitos colaterais é importante durante o uso da oxandrolona, em caso de algum sintoma ou sinal preocupante, informe para o seu médico. 


Outro cuidado que se deve ter, é com a retirada do medicamento. Ela deve ser feita de forma gradual, para evitar efeitos colaterais da retirada de forma brusca. Por fim, vale lembrar que o uso da oxandrolona sem acompanhamento médico é ilegal e pode apresentar vários riscos a saúde. Nunca use essa substância sem o acompanhamento médico. 


O uso da oxandrolona é bastante comum atualmente, e pensando nisso, as pessoas devem se conscientizar de que o uso de medicamentos e substâncias químicas agregam um ponto negativo, que são os seus efeitos adversos e o mal que podem causar a saúde de quem os utiliza. Sendo assim, o uso da oxandrolona deve ser feito de forma segura e responsável, sempre com orientação e acompanhamento de um médico capacitado. 


Referência:

ABRAHIN, O.; SOUZA, E. C. Esteroides anabolizantes androgênicos e seus efeitos colaterais: uma revisão críticocientífica. Journal of physical education, v. 24, n. 4, p. 669–679, 2013

bottom of page