Segundo a OMS, menopausa é a parada permanente dos ciclos menstruais ao longo de um ano. Nesse sentido, ao contrário do que o senso comum sugere, atribuindo esse termo a qualquer período de meses sem menstruar, juntamente com os sintomas clássicos da menopausa, só é possível fechar diagnóstico a posteriori, quando a mulher já não menstrua no período de um ano. Em verdade, o início dos sintomas e sinais da menopausa mas sem o cessar completo da menstruação corresponde ao que chamamos de climatério.
Quando isso ocorre ?
Em geral, a idade das mulheres que entram na menopausa no Brasil varia de 45 a 55 anos.
Entre os sintomas mais comuns, estão: sensação de calor, insônia, instabilidade no humor, ressecamento vaginal, ganho de peso e diminuição da libido, o que pode durar anos, se considerar o período de pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa, e prejudicar consideravelmente a qualidade de vida da paciente.
Como prevenir esses efeitos ?
Em primeiro lugar, a reposição hormonal para pacientes sintomáticas é o padrão ouro de tratamento. Ao contrário do que se pensava anteriormente, não há relações entre reposição hormonal em mulheres e câncer de endométrio. Essa associação foi feita antes dos anos 70, quando a reposição hormonal era feita somente com estrogênio, o que permitia a hiperplasia do endométrio. Depois disso, a reposição passou a ser feita associando estrogênio e progesterona, conforme ocorre normalmente ao longo da vida da mulher.
Nesse viés, a reposição hormonal para mulheres sintomáticas pode proporcionar diversos benefícios, como a redução dos sintomas já citados, além de redução de perda óssea e redução da incidência de doenças cardiovasculares.
É importante ressaltar que o tratamento é individualizado, bem como as doses e as respostas.
Além disso, um acompanhamento nutricional adequado juntamente com alguns fitoterápicos e suplementos, entre micronutrientes e vitaminas, pode contribuir para a mitigação desses sintomas.
Referências:
MENOPAUSE: diagnosis and management. NICE guideline. 2015. Disponível em: https://www.nice.org.uk/guidance/ng23/ifp/chapter/About-this-information. Acesso em: 1 jan. 2022.
Comments