Retenção hídrica é um processo definido pelo acúmulo de água entre as células, geralmente causado por uma hidratação inadequada ou, em casos mais graves, por insuficiência cardíaca. Mas, além dos hábitos, a retenção de líquido também está relacionada com o nosso equilíbrio hormonal.
1. Hormônios sexuais
As mulheres tendem a acumular líquido na fase pré menstrual em razão da queda acentuada de estrogênio e da progesterona, o que pode causar uma falsa sensação de ganho de peso na forma de gordura.
Terapias de reposição de testosterona e de GH também podem resultar nesse acúmulo de líquido. É o que mostra um estudo da Endocrine Society publicado no The Journal of Clinical Endocrinology Metabolism.
2. Hormônios tireoidianos
Distúrbios na tireoide também podem causar esse efeito, em especial no hipotireoidismo grave, determinando a expressão de um sinal clínico clássico, omixedema, caracterizado por uma retenção de sódio e de água difusa. Desse modo, é possível citar os hormônios tireoidianos, T3 e T4, como agentes indiretos na regulação dos líquidos do corpo.
3. Insulina
A alta concentração de glicose em um quadro de diabetes também pode provocar uma resposta osmótica que resulta na retenção de líquido. Sendo assim, a insulina é um dos hipnóticos que influenciam no processo de retenção de líquido.
4. Aldosterona
Esse hormônio apresenta influência importante na retenção hídrica, e é produzido pela glândula suprarrenal. Ele desempenha um importante papel na regulação osmótica do corpo humano. Em algumas doenças, ocorre a redução expressiva na produção desse hormônio e, dentre os efeitos, pode-se citar a retenção de líquido e, consequentemente, o edema.
5. ADH (hormônio antidiurético).
Por fim, problemas renais ou na hipófise posterior podem interferir na secreção de hormônios, como o ADH, o qual tem como principal função fazer com que os rins retenham água no corpo, geralmente em situações que envolvem desidratação. Problemas na secreção desse hormônio podem determinar um desequilíbrio osmótico e, consequentemente, causar a retenção de líquido.
Referências:
JOHANNSSON, Gudmundur . Independent and Combined Effects of Testosterone and Growth Hormone on Extracellular Water in Hypopituitary Men. Oxford Academic. 2005. Disponível em: https://academic.oup.com/jcem/article/90/7/3989/2837248. Acesso em: 31 dez. 2021.
MOTTELSON, Mathis . Mechanisms in fluid retention – towards a mutual concept. 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/cpf.12615. Acesso em: 1 jan. 2022
Comentarios