top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Hipotireoidismo afeta a fertilidade e a gestação?


O Hipotireoidismo é uma condição caracterizada pela queda na produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), produzidos pela tireoide, glândula reguladora de órgãos e do metabolismo do corpo humano. O Hipotireoidismo é uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade, sexo ou gênero, mas tem prevalência entre mulheres, principalmente na idade adulta, e uma das possíveis consequências é o impacto na fertilidade.


Sobre Infertilidade


Os hormônios liberados pela tireoide agem indiretamente nos ovários e são necessários para estimular o desenvolvimento dos óvulos e dos embriões. No caso do hipotireoidismo, os baixos níveis hormonais prejudicam a maturação dos óvulos e interferem no ciclo menstrual.


Sabemos então, que mulheres com hipotireoidismo podem ter dificuldade para engravidar pois a falta dos hormônios da tireoide pode tornar a ovulação, inexistente ou irregular, acontecendo em um período do ciclo menstrual que não seja favorável à fecundação.


Além da infertilidade, o hipotireoidismo está relacionado a abortamento e complicações obstétricas e fetais. Isso acontece, devido ao impacto durante o período pré-concepcional e pré-natal, porque recomenda-se que pacientes gestantes ou que estão tentando engravidar iniciem o tratamento antes do recomendado para a população em geral, seguindo valores de referência específicos para essa população.


Contextualizando, o T4 é importante para o funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano e sua falta afeta o processo de ovulação nas mulheres. Sendo assim, o ciclo menstrual é alterado, dificultando as chances de gestação.

Comments


bottom of page