top of page

Hábitos de vida que ajudam a regular a ação hormonal

Foto do escritor: Dra Maria Amélia BogéaDra Maria Amélia Bogéa

Atualizado: 22 de nov. de 2022


Hormônios são mensageiros químicos produzidos e secretados por órgãos ou glândulas e transportados via corrente sanguínea até as células alvo. Uma vez estabelecida a ligação entre o hormônio e o receptor dessas células, é induzida uma resposta, a qual é fruto de um sistema de sinalização finamente regulado por interações entre sistema nervoso e o próprio sistema endócrino. Uma desregulação desse processo provocada por hábitos inadequados para a saúde resulta em sérios distúrbios, como diabetes tipo 2, determinando uma piora considerável na qualidade de vida do indivíduo. Portanto, alguns hábitos de vida são fundamentais para manter a regulação da ação hormonal, são eles:


Nutrição:

Dentre os hábitos de vida que contribuem para regular a ação hormonal, a nutrição é um dos mais relevantes. Isso porque, o modo como nos alimentamos influencia na liberação de diversos hormônios e, por conseguinte, na composição corporal. Nesse viés, o excesso de estímulo hormonal causado pelo consumo excessivo de alimentos podem determinar problemas na sinalização. Por exemplo, consumir de modo exacerbado carboidratos por um longo período pode levar à obesidade acompanhada de resistência periférica à insulina. Nesse contexto, o nosso corpo passa a responder mal aos estímulos desse hormônio, o que pode sinalizar o início de um quadro de diabetes.


Por outro lado, a falta de nutrientes, como proteínas, gorduras e iodo, além de algumas vitaminas, pode prejudicar a síntese hormonal. Nesse sentido, um aporte energético adequado, associado ao consumo em quantidades adequadas de cada nutriente é de extrema importância para a manutenção da saúde hormonal.


Higiene do sono:

Outro hábito relevante para a manutenção da ação hormonal é a higiene do sono. Noites de sono mal dormidas podem resultar em problemas comportamentais, psicológicos, hormonais e sistêmicos. Uma das causas disso é a desregulação da secreção da melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal em condições de baixa luminosidade, cujas funções vão de regulação do ciclo sono-vigília até a modulação do metabolismo energético, influenciando a secreção de hormônios como o GH e a insulina.


Os hábitos de higiene do sono visam, portanto, manter a secreção adequada de melatonina. Para tanto, algumas ações podem ser realizadas:

  • Evitar ambientes muito iluminados durante a noite

  • Desligar celulares e aparelhos eletrônicos momentos antes de dormir

  • Evitar refeições muito volumosas no período da noite

  • Procurar um ambiente tranquilo, sem muitos estímulos luminosos e auditivos antes de dormir

  • Limite o consumo de bebidas estimulantes no período da tarde


Prática regular de exercícios físicos

Por fim, o exercício físico é um importante hábito para a regulação da ação hormonal. Isso porque, durante o exercício físico são secretados hormônios com efeito anti-inflamatório. Além disso, durante o exercício físico, com a contração muscular, ocorre o aumento da translocação de transportadores de membrana, como o GLUT 4, o qual permite a passagem de glicose do sangue para os tecidos de forma independente da insulina. Por isso, pode-se dizer que o exercício físico é um regulador metabólico com o potencial de prevenir de forma direta e indireta distúrbios como o diabetes.


Referências:

SAHAR , Saurabh ; SASSONE-CORSI, Paolo . Regulation of Metabolism: The Circadian Clock dictates the Time. Trends Endocrinol Metab. Center for Epigenetics and Metabolism, School of Medicine, University of California, Irvine, Irvine, California, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3259741/#!po=39.6552. Acesso em: 1 jan. 2022.

OPAZO, Flores. Exercise and GLUT4. Exercise and Sport Sciences Reviews . 2020, p. 110-118. Disponível em: https://journals.lww.com/acsm-essr/Fulltext/2020/07000/Exercise_and_GLUT4.2.aspx. Acesso em: 1 jan. 2022.


Commentaires


whatsapp-logo-1.png
bottom of page