Síndrome do Intestino Irritável (SII) trata-se de um conjunto de sinais e sintomas os quais convergem, principalmente em em dor e distensão abdominal, constipação e diarreia, seja de forma conjunta, seja de forma alternada. Estranhamente, essa doença possui ausência de anormalidades estruturais e bioquímicas em todos os exames complementares, laboratoriais e de imagem, o que a caracteriza como uma doença funcional.
A patogênese por trás dessa síndrome não é completamente esclarecida, no entanto, pesquisas apontam a hipersensibilidade visceral como um importante fator de causa. Isso, por sua vez, pode ser agravado por alguns alimentos, além de outras variáveis, como alterações neurológicas ligadas ao intestino.
Sintomas
Entre os sintomas mais comuns dos portadores de SII, é possível citar dor, desconforto abdominais recorrentes e um ou mais dos seguintes sintomas:
Constipação ou diarreia e melhora total ou parcial após a evacuação, distensão abdominal e flatulências. Antes desses sintomas, além da ingestão de alguns alimentos, podem haver algumas alterações psicossomáticas prévias, principalmente o estresse.
Os sintomas principais podem durar meses, de modo a interferir na qualidade de vida dos pacientes. No entanto, as reclamações comuns à SII são muito similares aos sintomas de outros problemas do do trato gastrointestinal, o que pode dificultar o diagnóstico clínico.
Prognóstico
A SII não é uma doença grave, com complicações importantes para o estado geral do paciente. Trata-se, pois, de uma doença benigna, de boa evolução caso diagnosticada e tratada adequadamente.
Todavia, sinais como perda de peso, pele seca, cabelos quebradiços (desidratação), apatia, fraqueza excessiva, perda de peso e sangramento eliminam a hipótese de doença funcional, sendo necessária uma investigação profunda e cautelosa.
Diagnóstico
O diagnóstico dessa síndrome é clínico, uma vez que não há marcadores específicos de doença funcional, como sugere o nome. No entanto, alguns exames e avaliações de pródromos de outras doenças diferentes da SII (sinais característicos) pode ser usado como ferramenta de exclusão.
Tratamento
Segundo os relatos mais frequentes da literatura, alimentos e bebidas que predispõem a inflamação podem estar relacionados com a piora dos sintomas.
Por exemplo, alimentos altamente fermentáveis, conhecidos como FODMAPs, potencializam os sintomas da SII. Trata-se de carboidratos de difícil digestão e absorção pelo intestino que, por consequência, passam por um processo de fermentação no TGI.
Referências:
SÍNDROME do Intestino Irritável (SII). Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia. 2019. Disponível em: http://www.sbmdn.org.br/sindrome-do-intestino-irritavel-sii/. Acesso em: 24 mar. 2022.
Comentarios