top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Entenda mais sobre a razão principal pela qual o Venvanse é mais prescrito

Atualizado: 21 de nov. de 2022


Venvanse é o nome comercial do dimesilato de lisdexanfetamina, um medicamento que necessita de prescrição médica, sendo principalmente, utilizado para o tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, bem como para o transtorno da compulsão alimentar periódica.


Além disso, é importante destacar que o dimesilato de lisdexanfetamina é um pró-fármaco, ou seja, não é um composto que entra em sua forma ativa no corpo, pois é necessário que este seja absorvido no trato gastrointestinal e convertido no componente ativo conhecido dextroanfetamina, que pertence à classe de drogas conhecidas como anfetaminas.


Como o Venvanse funciona?


O mecanismo de ação do Venvanse no tratamento do transtorno de compulsão alimentar (TCAP) e do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não é bem descrito, mas, apesar disso, estudos mostram sua eficácia para o tratamento desses transtornos, uma vez que ele age como estimulante do sistema nervoso central.


Assim, embora o mecanismo exato pelo qual a lisdexanfetamina melhora os sintomas desses transtornos serem desconhecidos, estudos mostram que provavelmente está relacionado à capacidade desse composto de aumentar as concentrações intersticiais de norepinefrina no cérebro e dopamina, após a cascata de sinalização, por meio da ação nos transportadores de membrana de dopamina e norepinefrina.


Além disso, no geral o pico deste medicamento no organismo é em média de 3,5 horas, e seus efeitos geralmente duram cerca de 14 horas após a ingestão. Já em relação ao seu tempo de meia vida, ou seja - o tempo que leva para meia dose do medicamento sair do organismo, a literatura mostra que o mesmo demora em média 12 horas.


Venvanse x Ritalina

Assim, para descrever a razão principal pela qual o Venvanse é mais prescrito, podemos comparar dois fármacos, ambos utilizados para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sendo eles o Venvanse quanto a Ritalina.


Nessa circunstância, tanto o Venvanse quanto a Ritalina são utilizados para tratar sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assim como para o tratamento de outras doenças, como o transtorno de compulsão alimentar e narcolepsia, respectivamente.


Dessa forma, o metilfenidato, o composto ativo da ritalina, entra no organismo na sua forma ativa. Logo, este medicamento pode funcionar de forma imediata quando, diferente do Venvanse, o qual entra no corpo em sua forma inativa, o qual precisa ser metabolizado para se tornar ativo podendo, assim, desempenhar o seu papel. Nesse sentido, os efeitos do Venvanse podem levar de 1 a 2 horas para aparecer, entretanto eles duram mais ao longo do dia quando comparados com a ritalina. O resultado disso é que o Venvanse precisa ser ingerido com menos frequência quando comparado com a Ritalina. Outrossim, os efeitos de Venvanse podem durar até 14 horas. Por esta razão, deve ser tomado uma vez por dia, pela manhã.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BLICK, S. K., KEATING, G. M. Lisdexamfetamine. Pediatric drugs. 2007;9(2):129-35; discussion 136-8. doi:10.2165/00148581-200709020-00007.



FARAONE, Stephen. “The pharmacology of amphetamine and methylphenidate: Relevance to the neurobiology of attention-deficit/hyperactivity disorder and other psychiatric comorbidities.” Neuroscience and biobehavioral reviews, vol. 87 (2018): 255-270. doi:10.1016/j.neubiorev.2018.02.001


WARD, Kristen; CITROME, Leslie Citrome. Lisdexamfetamine: chemistry, pharmacodynamics, pharmacokinetics, and clinical efficacy, safety, and tolerability in the treatment of binge eating disorder.” Expert opinion on drug metabolism & toxicology, vol. 14,2 (2018): 229-238. doi:10.1080/17425255.2018.1420163

Opmerkingen


bottom of page