Venvanse é o nome comercial do dimesilato de lisdexanfetamina, um medicamento que necessita de prescrição médica, sendo principalmente, utilizado para o tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, bem como para o transtorno da compulsão alimentar periódica.
Além disso, é importante destacar que o dimesilato de lisdexanfetamina é um pró-fármaco, ou seja, não é um composto que entra em sua forma ativa no corpo, pois é necessário que este seja absorvido no trato gastrointestinal e convertido no componente ativo conhecido dextroanfetamina, que pertence à classe de drogas conhecidas como anfetaminas.
Como o Venvanse funciona?
O mecanismo de ação do Venvanse no tratamento do transtorno de compulsão alimentar (TCAP) e do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não é bem descrito, mas, apesar disso, estudos mostram sua eficácia para o tratamento desses transtornos, uma vez que ele age como estimulante do sistema nervoso central.
Assim, embora o mecanismo exato pelo qual a lisdexanfetamina melhora os sintomas desses transtornos serem desconhecidos, estudos mostram que provavelmente está relacionado à capacidade desse composto de aumentar as concentrações intersticiais de norepinefrina no cérebro e dopamina, após a cascata de sinalização, por meio da ação nos transportadores de membrana de dopamina e norepinefrina.
Além disso, no geral o pico deste medicamento no organismo é em média de 3,5 horas, e seus efeitos geralmente duram cerca de 14 horas após a ingestão. Já em relação ao seu tempo de meia vida, ou seja - o tempo que leva para meia dose do medicamento sair do organismo, a literatura mostra que o mesmo demora em média 12 horas.
Venvanse x Ritalina
Assim, para descrever a razão principal pela qual o Venvanse é mais prescrito, podemos comparar dois fármacos, ambos utilizados para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sendo eles o Venvanse quanto a Ritalina.
Nessa circunstância, tanto o Venvanse quanto a Ritalina são utilizados para tratar sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assim como para o tratamento de outras doenças, como o transtorno de compulsão alimentar e narcolepsia, respectivamente.
Dessa forma, o metilfenidato, o composto ativo da ritalina, entra no organismo na sua forma ativa. Logo, este medicamento pode funcionar de forma imediata quando, diferente do Venvanse, o qual entra no corpo em sua forma inativa, o qual precisa ser metabolizado para se tornar ativo podendo, assim, desempenhar o seu papel. Nesse sentido, os efeitos do Venvanse podem levar de 1 a 2 horas para aparecer, entretanto eles duram mais ao longo do dia quando comparados com a ritalina. O resultado disso é que o Venvanse precisa ser ingerido com menos frequência quando comparado com a Ritalina. Outrossim, os efeitos de Venvanse podem durar até 14 horas. Por esta razão, deve ser tomado uma vez por dia, pela manhã.
—
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BLICK, S. K., KEATING, G. M. Lisdexamfetamine. Pediatric drugs. 2007;9(2):129-35; discussion 136-8. doi:10.2165/00148581-200709020-00007.
FDA. Vyvanse. Disponível em: <https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2021/021977s047,208510s004lbl.pdf>.
FARAONE, Stephen. “The pharmacology of amphetamine and methylphenidate: Relevance to the neurobiology of attention-deficit/hyperactivity disorder and other psychiatric comorbidities.” Neuroscience and biobehavioral reviews, vol. 87 (2018): 255-270. doi:10.1016/j.neubiorev.2018.02.001
WARD, Kristen; CITROME, Leslie Citrome. Lisdexamfetamine: chemistry, pharmacodynamics, pharmacokinetics, and clinical efficacy, safety, and tolerability in the treatment of binge eating disorder.” Expert opinion on drug metabolism & toxicology, vol. 14,2 (2018): 229-238. doi:10.1080/17425255.2018.1420163
Opmerkingen