top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Endocanabinoides e exercício físico

Atualizado: 21 de nov. de 2022


Muito se fala em endorfinas, miocinas, exercinas, mas você sabe o que são os endocanabinoides ?

O sistema endocanabinóide é definido por um conjunto complexo de mecanismos de sinalização celular descoberto a partir de pesquisas feitas no final do século XX com THC, um composto encontrado na cannabis, assim como o CBD. Os endocanabinóides, por sua vez, são moléculas produzidas pelo nosso próprio corpo semelhantes aos canabinoides citados acima, cujas funções são fundamentais para a homeostase do nosso corpo, regulando processos como:


Ações:

  • Imunidade (efeito anti-inflamatório)

  • Humor

  • Ansiedade

  • Nutrição

  • Percepção de dor

  • Redução do estresse oxidativo

  • Efeito antidepressivo

  • Neuroplasticidade


Assim como os canabinoides exógenos, encontrados na droga ilícita, os endocanabinoides se "encaixam" em receptores presentes no sistema nervoso central (CB1) e nas células imunes (CB2), de modo a modular a ação de neurotransmissores excitatórios, bem como a ação inflamatória. Diferentemente da maioria dos neurotransmissores, como dopamina e serotonina, os endocanabinoides não são armazenados em vesículas, mas sim sintetizados de acordo com a demanda. Além disso, são singulares por possuírem uma ação pré-sináptica, ao contrário dos outros neurotransmissores.


E o que isso tem a ver com o exercício físico ?

Os endocanabinoides provavelmente são os grandes responsáveis pela sensação de bem estar após a realização de exercícios físicos, em especial corridas. Esse efeito, outrora atribuído às endorfinas, cada vez mais é relacionado ao sistema endocanabinoide, sendo relacionado inclusive a alguns efeitos positivos, como aumento do apetite, melhora dos parâmetros relacionados ao estresse e à ansiedade. Alguns estudos têm sugerido até mesmo uma ação neuroprotetora, embora mais estudos sejam necessários para confirmar essa ação.

Curiosamente, aqueles que dizem ser "viciados" em exercícios físicos podem estar experimentando sensações similares aos usuários de algumas substâncias ilícitas. Sendo assim, é possível que em um futuro não tão distante os endocanabinoides podem servir de base terapêutica para várias condições, como ansiedade, vício em drogas ilícitas e distúrbios do sono e ação analgésica.


Referências:

CHARYTONIUK , Tomasz et al. Can Physical Activity Support the Endocannabinoid System in the Preventive and Therapeutic Approach to Neurological Disorders?. 2020. Disponível em: doi:10.3390/ijms21124221. Acesso em: 18 fev. 2022.


Comentários


bottom of page