Os seres humanos são homeotérmicos, isto é, conseguem manter a sua temperatura interna estável, em geral, na faixa de 36,6°C. Na rotina diária, especialmente se nela ocorrer a prática de exercícios físicos essa estabilidade é desafiada. Quando isso acontece, alguns fatores podem atuar para retornar à temperatura ideal, como a transpiração.
Embora seja um mecanismo importante para controlar a temperatura, caso ocorra de modo excessivo – como em exercícios intensos – e ou desacompanhada de uma reposição hídrica adequada, um quadro de desidratação pode se instalar. Como reflexo, tem-se efeitos como redução do volume sanguíneo, aumento da pressão arterial, produção de suor e fluxo sanguíneo cutâneo, dificultando a perda de calor e predispondo o indivíduo à hipertermia.
Efeitos:
Além da regulação da temperatura corporal, a hidratação tem um papel fundamental na rotina diária, mesmo sem grandes demandas causadas pelo exercício físico. Isso porque a água contribui para diversas outras funções no organismo, como lubrificação das articulações, prevenir infecções, manutenção das funções dos órgãos e do metabolismo. Também é possível citar outros benefícios, como melhora da qualidade do sono, função cognitiva e humor. Dessa maneira, sem uma hidratação adequada há grande probabilidade de algumas dessas funções serem comprometidas.
Atenção aos sinais da desidratação na rotina:
Pele seca
Diminuição do suor
Cansaço
Fraqueza
Mudanças no padrão de bebida ( beber vigorosamente)
Tontura
Sonolência
Dor de cabeça
Mas não se engane ! Não é todo líquido que tem o potencial de nos hidratar. Bebidas adoçadas com açúcar, refrigerantes “zero”, sucos e energéticos, embora sejam mais fáceis de tomar, não suprem ou substituem a água. No senso comum, muitas vezes, também é normal escutar frases do tipo “ vou tomar uma cerveja para me hidratar”. No entanto, bebidas alcoólicas têm o poder de inibir o hormônio antidiurético ( ADH), causando o efeito oposto da hidratação, ou seja, a eliminação excessiva de água.
É importante saber: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo ideal de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg.
Ademais, também é importante salientar que nem sempre a água isoladamente é suficiente para hidratar. Para pessoas que têm em sua rotina atividades físicas intensas também é fundamental a reposição de eletrólitos. Para esses, o ideal seria consultar um médico para avaliar as reais demandas conforme as individualidades biológicas e a modalidade esportiva em questão. No entanto, as recomendações da ACSM ( American College of Sports Medicine ) são:
Referências:
SAWKA, Michael N., et al. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and fluid replacement. Medicine and science in sports and exercise, 2007, 39.2: 377-390.
COZZOLINO, Silvia M. Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. Editora Manole, 2005.GUYTON, Arthur Clifton. Tratado de fisiologia médica. Elsevier Brasil, 2020.
Comentários