top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Conheça os alimentos que podem ajudar a aumentar a libido

Atualizado: 22 de nov. de 2022


A saúde sexual e reprodutiva é parte integrante da saúde como um todo, bem-estar e qualidade de vida. A alimentação balanceada está diretamente relacionada com a função sexual e alguns nutrientes podem atuar na melhora do desempenho.


Alimentos ricos em zinco, vitaminas do complexo B, e vitaminas lipossolúveis como A, e E, vem se mostrando eficazes para o aumento do desejo sexual. Conheça alguns alimentos que podem te auxiliar na melhora do libido:


Frutos do mar: Estes alimentos, especialmente as ostras são extremamente ricos em zinco, um nutriente que auxilia na produção de testosterona e aumento na contagem de espermas. Consumir alimentos ricos em zinco pode aumentar o desejo sexual, pois este nutriente está associado com a expressão gênica de receptores de hormônios esteróides e desempenha papel importante no aumento da fertilidade.


Salmão: O salmão é um alimento muito rico em um ácido graxo essencial chamado ômega-3. Devido ao auxílio na função cardiovascular, este nutriente favorece o aumento da vascularização dos órgãos genitais e consequentemente aumenta o desejo.


Oleaginosas: Além de serem ricas em vitamina E, são ricas em L-arginina que é uma substância precursora do óxido nítrico. Estudos mostram que o óxido nítrico pode aumentar a lubrificação, a sensibilidade clitoriana, a frequência do orgasmo e um promovendo um aumento do desejo nas mulheres.


Abacate: O abacate contém vitamina B6, um nutriente que regula os níveis de homocisteína no sangue, melhorando a condição vascular e a função endotelial, podendo auxiliar na função erétil. Além de ser um alimento rico em vitamina E com elevado potencial antioxidante.


Cacau: Este é um alimento rico em triptofano, nutriente que está envolvido com a produção de serotonina, é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.


E ai? Agora que você aprendeu sobre alguns dos alimentos que podem melhorar o desempenho sexual, utilize estes recursos para aumentar as sensações do seu corpo.


Referências bibliográficas:

NIA, Leila Mazaheri; IRAVANI, Mina; ABEDI, Parvin; CHERAGHIAN, Bahman. Effect of Zinc on Testosterone Levels and Sexual Function of Postmenopausal Women: a randomized controlled trial. Journal Of Sex & Marital Therapy, [S.L.], v. 47, n. 8, p. 804-813, 27 jul. 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/0092623x.2021.1957732.

SILVA, Tânia; JESUS, Mariana; CAGIGAL, César; SILVA, Carla. Food with Influence in the Sexual and Reproductive Health. Current Pharmaceutical Biotechnology, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 114-122, 16 abr. 2019. Bentham Science Publishers Ltd.. http://dx.doi.org/10.2174/1389201019666180925140400.

Comentários


bottom of page