Tanto o Ozempic® como o Wegov® possuem como princípio ativo a semaglutida, comumente usada para tratar o diabetes tipo 2. Sua ação no corpo humano é por meio da estimulação da secreção de insulina das células beta-pancreáticas e redução da produção de glucagon das células alfa-pancreáticas, de forma glicose-dependente para ambos, diminuindo assim a glicemia de jejum e pós-prandial.
A semaglutida está em uma classe de medicamentos conhecidos como agonistas do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), os quais são uma classe de medicamentos antidiabéticos que se mostraram promissores em estimular o controle glicêmico e promover a perda de peso em pacientes com ou sem diabetes tipo 2. A perda de peso desencadeada por esse medicamento está relacionada à redução de ingestão de energia por meio do estímulo de sensação de saciedade e satisfação, além de que não vem acompanhado de aversão alimentar.
Alguns estudos relataram que o tratamento com semaglutida induziu os pacientes a sentirem menos fome e desejo por comida, bem como um desejo reduzido por alimentos com alto teor de gordura. Além disso, também foi destacado que as pessoas que faziam uso desse fármaco apresentaram melhores porções alimentares e controle da alimentação, sendo estes fatores positivos para o controle da obesidade.
Nesse sentido, apesar desses pontos positivos e semelhantes, os medicamentos Ozempic® e Wegovy® possuem diferenças.
Indicações
O Ozempic® no Brasil é prescrito como fármaco off label no tratamento da perda de peso, ou seja, sua indicação é para o tratamento em adultos com diabetes mellitus tipo 2, associado à dieta e exercícios físicos. Por outro lado, o Wegovy® já chegou no Brasil com aprovação da Anvisa para uso no tratamento de pessoas com sobrepeso, obesidade e comorbidades.
Doses semanais
Outro ponto que difere ambos medicamentos é a dose semanal recomendada. No caso do Ozempic®, é encontrado em forma de solução injetável, com dose inicial de 0,25 mg, em que após quatro semanas a dose deve ser aumentada para 0,5 mg, posterior a isso pode ser aumentada para 1.0mg, sendo este aplicado uma vez por semana.
Já quando falamos do Wegovy®, sua posologia é de 2,4 mg administrada por via subcutânea uma vez por semana. Vale destacar que o perfil de segurança de 2,4 mg de semaglutida foi semelhante a 1,0 mg de semaglutida subcutânea, além de que apresentaram efeitos adversos semelhantes, sendo os mais comumente relatados foram gastrointestinais: principalmente náuseas e vômitos leves a moderados.
—
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GomesH. K. B. C., e TrevisanM. O Uso Do Ozempic (semaglutida) Como Medicamento off Label No Tratamento Da Obesidade E Como Auxiliar Na Perda De Peso. Revista Artigos. Com, Vol. 29, June 2021, p. e7498.
Sabbá, H. B. O., C. A. S. Viana, C. B. Silva, D. R. Alves, J. L. F. Miranda, M. C. Rodruigues, and P. H. F. dos Santos. “Ozempic (Semaglutide) for the Treatment of Obesity: Advantages and Disadvantages from an Integrative Analysis”. Research, Society and Development, vol. 11, no. 11, Sept. 2022, p. e587111133963 , doi: 10.33448/rsd-v11i11.33963.
Singh, Gurdeep et al. “Wegovy (semaglutide): a new weight loss drug for chronic weight management.” Journal of investigative medicine : the official publication of the American Federation for Clinical Research vol. 70,1 (2022): 5-13. doi:10.1136/jim-2021-001952
Villela, Ricardo, and Ricardo Correa. “Semaglutide 2.4 mg: the latest GLP-1RA approved for obesity.” Journal of investigative medicine : the official publication of the American Federation for Clinical Research vol. 70,1 (2022): 3-4. doi:10.1136/jim-2021-002227
Commenti