top of page
  • Foto do escritorDra Maria Amélia Bogéa

Acne hormonal: o que causa e como tratar

Atualizado: 22 de nov. de 2022



A acne é uma doença de pele que começa na maioria das vezes na adolescência. No entanto, esse quadro não deve ser considerado como um distúrbio exclusivo do adolescente, pois em alguns casos pode persistir por muitos anos. Apesar de ser uma doença de pele comum, pode ter um efeito profundo na qualidade de vida, pois influencia a autoestima e imagem corporal, e isso pode ser um dos motivos que resultam em transtornos como depressão, ansiedade, entre outros.


Há diversas causas que levam à origem e evolução da acne, e dentre os fatores mais relevantes estão o aumento da produção de sebo induzido por hormônios, alterações no processo de queratinização, bloqueio do ducto folicular com subsequente colonização folicular bacteriana e ativação do sistema imune inato e adaptativo. O quadro de acne afeta principalmente tecidos que possuem um grande número de glândulas sebáceas, como o rosto, pescoço, tórax e costas.


A manifestação varia desde lesões não inflamatórias, como cravos e espinhas, até lesões inflamatórias, como pápulas, pústulas, nódulos e cistos. As cicatrizes de acne costumam ser difíceis de tratar, podendo desenvolver cicatrizes em grau mais leve ou mais forte. Quando se trata de fatores de risco, a herança genética é considerada o maior fator de risco, além de fatores ambientais, como dieta e estilo de vida. O que pode ser determinante em relação às cicatrizes, é a resposta imune, pois ao reduzir a inflamação e encurtar o período da doença, a incidência de cicatrizes pode ser reduzida.


A acne hormonal está diretamente relacionada às alterações hormonais, quando se fala isso, logo pensamos em adolescentes, por estar muito associada à puberdade, mas a acne hormonal pode afetar adultos de qualquer idade, sendo mais comum entre mulheres devido às alterações hormonais decorrentes do ciclo menstrual e da menopausa. As principais causas da acne hormonal são: ciclo menstrual, endocrinopatias, menopausa e aumento dos níveis de andrógeno.


Essas alterações hormonais podem agravar problemas de acnes, aumentando a inflamação geral da pele, produção de sebo nos poros, e aumentando também a produção de bactérias causadoras da acne chamadas de Propionibacterium acnes.


Endocrinopatias, como síndrome do ovário policístico (SOP), tumores ovarianos, hiperplasia ou tumores adrenais podem ser encontrados em alguns pacientes com acne, principalmente se a acne tiver início súbito, associada a irregularidades menstruais, ou a queda de cabelo padronizada ou voz mais grave. Nesses casos, alguns exames devem ser feitos, e o encaminhamento apropriado e acompanhamento de longo prazo devem ser garantidos, especialmente em casos de pacientes com diagnósticos de endocrinopatias.


A terapia hormonal para acne é feita através de medicamentos sistêmicos com vários mecanismos, como: bloqueadores do receptor de andrógeno (espironolactona, flutamida, entre outros), bloqueadores da produção de andrógeno (glicocorticóides), bloqueadores da produção de andrógeno ovariano (agonistas liberadores de gonadotrofina e anticoncepcionais orais).


Os contraceptivos orais usados para o tratamento da acne contém etinilestradiol, drospirenona, norgestimato e noretindrona. Não são recomendados para casos com histórico de coágulos sanguíneos, pressão alta, câncer de mama ou tabagismo. Já os medicamentos anti-andrógenos, ou bloqueadores do receptor de andrógeno, atuam diminuindo o hormônio masculino andrógeno, presente em homens e mulheres. Níveis elevados desse hormônio contribuem para problemas de acne, interferindo nos folículos capilares que regulam as células da pele e aumentando a produção de óleo.


Referências

Stangeland KZ, Huldt-Nystrøm T, Li X, Danielsen K. Behandling av akne [Treatment of acne]. Tidsskr Nor Laegeforen. 2019 Sep 9;139(12). Norwegian. doi: 10.4045/tidsskr.18.0946. Erratum in: Tidsskr Nor Laegeforen. 2019 Sep 17;139(14): PMID: 31502795.

Barros B, Thiboutot D. Hormonal therapies for acne. Clin Dermatol. 2017 Mar-Apr;35(2):168-172. doi: 10.1016/j.clindermatol.2016.10.009. Epub 2016 Oct 27. PMID: 28274354.

Nguyen HL, Tollefson MM. Endocrine disorders and hormonal therapy for adolescent acne. Curr Opin Pediatr. 2017 Aug;29(4):455-465. doi: 10.1097/MOP.0000000000000515. PMID: 28562419.

Comments


bottom of page